Decoração – Faça você mesma: Parede com porta-retratos

Amo ver blogs de decoração de vez em quando pra “catar” umas ideias e colocar em prática aqui em casa! Mesmo pra quem ainda não tem a própria casa, acho válido ver dicas para por em prática nem que seja no seu quarto.

A dica que eu quero compartilhar hoje é super simples de executar e linda de contemplar! Basta uma parede, alguns quadros ou porta-retratos, fita adesiva dupla face (ou pregos, como preferir), fotos bonitas e voilà!

Eu sempre fui louca por uma parede cheia de molduras ou porta-retratos! Por tempos cogitei fazer uma só com molduras de gesso vazias ou com espelho, mas pensei e repensei e fiquei com medo de enjoar da parede, da mesma forma que enjoei da ideia… Então pensei em fazer com retratos mesmo.

Usei muitas imagens pra me inspirar, e amei as ideias das moluras coloridas, mas infelizmente não combinaria muito com o estilo da minha casa. Então optei por molduras pretas, que ficam bem em qualquer cor de parede e combina com a decoração da minha sala.

Escolher os porta-retratos foi tarefa fácil, difícil foi conseguir juntar todos, já que comecei a coleção com dois comprados nas lojas Americanas e nunca encontrava todos que queria de uma vez só. Depois de alguns meses e várias visitas às várias lojas Americanas da região consegui juntar 8 dos 9 porta-retratos. O nono foi comprado em uma lojinha de decoração e é tamanho 13x18cm, os demais são 10x15cm.

Depois de ter todos os porta retratos eu estudei a posição em que ficariam. Minha irmã até deu a dica de deixá-los menos “certinhos” mas pra quem tem TOC tem que ter simetria kkkk. Outra coisa que fiz também foi revelar as fotos que queria, já que nesse mundo tão digital a maior parte das imagens queridas já não habitam mais os álbuns normais, digamos assim. Mas também haja álbum pra tantas fotos que tiramos hoje em dia! Aproveitei uma promoção e revelei várias fotos queridas, pra poder escolher com bastante liberdade!

Daí o restante explico nas imagens a seguir:

Esses foram os porta-retratos que escolhi. Cinco do primeiro (sendo um maior), dois do segundo e dois do terceiro. Como eu disse antes, todos foram comprados nas Americanas com a exceção do de 13x18cm. O valor deles foi R$12,90 cada do primeiro e R$9,90 cada dos demais. O que comprei na loja de decoração foi um pouco mais caro, R$32,90.

A primeira coisa que eu fiz com as molduras foi fazer moldes delas no papel e recortar para ficar mais fácil de visualizá-los na parede. Não precisa fazer os moldes tão fiéis, eu é que quis brincar de desenhar mesmo… rs

Daí eu arranquei o suporte que deixa o porta-retrato em pé pra não fazer volume na hora de colar na parede. Os círculos vermelhos são pra indicar os pequenos suportes que existem para segurar o porta-retratos, mas como optei por usar fita adesiva dupla face, tive que removê-los depois, pois eles também atrapalham a fixação da fita.

Depois de escolher a parede, usei uma trena pra medir e dispus os porta-retratos no chão, pra ver a melhor posição. Depois de tudo medido colei com durex os moldes de papel. Assim se você notar que precisa de algum ajuste não vai estragar sua parede.

Usei uma fita da Scotch própria para esse tipo de fixação (comprei em um supermercado e acho que foi menos de 10 reais). Como retirei depois os suportes do porta-retratos tive que usar a fita por dentro dele pra manter tudo preso (esqueci de fotografar essa etapa…). Usando pregos vi que o trabalho seria menor, mas na minha casa as paredes são muito duras e só dá pra furar com furadeira… Se a sua parede é normal (não tão dura… haha) use preguinhos pequenos, assim você não vai precisar colar tudo por dentro.

E depois de tudo pronto ficou assim!

De outro ângulo… Como é num pequeno corredor da minha casa não consegui tirar uma foto de frente.

Eu não quis gastar muito nesse projeto, então acabei tendo um pouco mais de trabalho do que imaginava. Ainda sim não me arrependo, pois amei o resultado! Agora minha parede triste e vazia está linda e sempre sorrio quando passo por ela! Um sentimento de orgulho, sabe?

Existe também a opção de mandar emoldurar gravuras ou fotos mesmo em casas especializadas ou comprar um painel de fotos pronto. Alguns são tão lindos que quase me fizeram mudar de ideia, mas já tinha comprado os meus, então fiquei com eles mesmo! 🙂

Espero que tenham gostado das dicas!

Beijos e até a próxima!

Um comentário sobre “Decoração – Faça você mesma: Parede com porta-retratos

Comente sobre isso!

