Quando a obstinação pela beleza se torna paranoia

Todos hoje sabem que as revistas de moda, beleza, estilo de vida, fofoca etc abusam do recurso do photoshop pra deixar suas imagens mais atrativas. Tem quem defenda e tem quem se ofenda com isso. Mas a nossa natureza nos atrai a preferir um corpo dentro dos padrões da beleza atual, por mais que muitos lutem contra isso.

Eu mesma certas vezes  já olhei ingenuamente algumas imagens pouco ou muito manipuladas digitalmente e me senti mal comigo mesma. Afinal quem não quer ter o corpo ideal? Por que eu não tinha vergonha de dizer meu tamanho quando vestia 36 ou 38 e hoje morro de vergonha de admitir que meu manequim varia entre o 40 e o 42?

216743_1937616129536_6032038_n

Estava num dia desses refletindo com meu marido como as pessoas onde moramos se preocupam com seus corpos, nada mais natural em uma cidade litorânea ver as pessoas se matando em academias, correndo e malhando no calçadão da praia, ver ainda meu facebook inundado de gente orgulhosa por estar em dia com seus exercícios e seus pratos quase vazios ou dos seus shakes. E posso admitir que eu mesma fico orgulhosa de mim quando consigo deixar a preguiça de lado e ir fazer alguma atividade física.

Mas aonde eu quero chegar dizendo tudo isso, você pode se perguntar? O que realmente me perturba é, você malha, faz dieta substitui refeições pelos shakes da moda pra entrar naquela calça jeans que não fecha mais ou pela sua saúde de fato?

Pare pra refletir sem hipocrisia e responda a você mesma o motivo. Eu falo isso porque muitas vezes vou me exercitar pela saúde mesmo, mas por tantas outras alcancei meu “peso ideal” fazendo dietas malucas ou tomando remédios para emagrecer que até hoje trazem consequências negativas pra minha saúde, e não estou falando do popular “você engorda o dobro depois de tomar esses remédios” não! Estou falando de doenças que eles me trouxeram e outras que agravaram.

É um assunto muito sério! A mídia está aí o tempo todo para nos criticar. Se você está gorda é porque é preguiçosa, se está muito magra é anoréxica.

Quase todas as blogueiras que sigo hoje fazem atividades físicas e reprovam quem escorrega na dieta. Pelo menos vejo várias delas dizendo que fazem avaliações com nutricionistas e malham com personal trainers para atingirem seus objetivos, mas o que me deixa triste é pensar que a maioria das leitoras vai ignorar a parte correta da reeducação e simplesmente vai começar a fazer dieta e exercícios só porque a fulana também faz. Afinal são raros os blogs de ‘looks do dia’ com gordinhas assumidas e bem resolvidas.

Ser magro nem sempre é sinônimo de saudável. Acho que quem está desconfortável com o próprio corpo deve sim fazer algo a respeito, mas pensando muito bem nas suas atitudes. Pensando no principal que é a sua saúde, física e mental.

As mesmas blogueiras que se matam de malhar e passam fome ainda usam o photoshop pra melhorar suas fotos, lembra dele no início do texto? E me assusta muito mais pensar nessas e em outras pessoas que chegaram num nível paranóico tão grave que precisam recorrer a esse tipo de recurso antes de publicar suas fotos, mesmo que em uma rede social.

Eu não sou perfeita, você também não é. Todas temos nossos dias de pele ruim, cabelos indomáveis e vontade incontrolável de comer chocolate. Muitas vezes nossos hormônios nos sabotam, fazer o quê?

Então vamos tentar manter a coerência, tentar ser saudáveis de verdade, não nos martirizar pelos nosso defeitos e tentar viver melhor com nós mesmas. O mundo lá fora já é cruel o bastante com você. Não faça o mesmo consigo ou com seu próximo.

Beijos e até a próxima!

Comente sobre isso!

