Cuidados com os cabelos

Eu andei sumida e sem inspiração… Ancontece, né? Mas pretendo voltar… Mais uma vez! hehe

Hoje me deu vontade de compartilhar os cuidados com meus cabelos, que na verdade não tem muito mistério e acho que encaixam na vida corrida (ou não) de qualquer uma!

Naturalmente meus cabelos são cacheados, mas faço escova definitiva há uns 10 anos já! Antes disso eu já tinha tentado outros tipos de alisamento e fui refém do secador e da chapinha por muitos anos também!

Antes com os cachos e o atual liso (sem escova ou chapinha nessa foto)

Cabelo com química requer alguns cuidados especiais, mas ao longo dos anos consegui simplificar muito a minha vida e ao mesmo tempo manter meus cabelos sempre saudáveis.

Pra começar eu faço retoque mais ou menos de 6 em 6 meses. Sempre com a mesma cabeleireira (beijos, Débora!). Como gosto dos fios bem longos, costumo passar muitos meses sem cortar. Aliás já passei 11 meses sem cortar nem as pontinhas! Meu cabelo cresce rápido e eu gosto de ter franja, então essa eu corto em casa mesmo… Depois de anos a gente acaba meio que pegando o “jeito” e vendo o que funciona melhor! É claro que amo cortar minha franja no salão, mas se eu for lá sempre que precisar aparar a franja, vou acabar cortando as pontinhas do cabelo e eu sempre mando cortar um tiquinho a mais do que deveria, quando o cabeleireiro não faz isso por conta própria – no caso, quando eu vou a salões diferentes.

Mas por mais incrível que possa parecer, as pontas dos meus cabelos estão sempre saudáveis e isso se deve aos cuidados que eu tenho com ele, é lógico.

Começando pelo básico:

Shampoo – já fui muito neurótica com shampoos e tinha que ler o rótulo todo pra ver se não tinha sal (cloreto de sódio). Hoje não encano mais com isso, mas procuro usar shampoos de marcas boas e, mesmo quando testo as mais “populares” já não leio o rótulo com tanto afinco! Apenas procuro na descrição “cabelos mais lisos”, “sem frizz” ou coisa do tipo… Sempre gostei dos shampoos da Senscience (todos que já usei são maravilhosos!), experimentei há um ano mais ou menos o Frizz Ease do John Frieda e apaixonei! Acabei ganhando de uma amiga o Tigi Bed Head Urban Antidotes Resurrection e foi amor à primeira lavada também! Mas também uso os baratinhos. Prefiro o Jonhson’s Baby tradicional, o Pantene Brilho Extremo, que é transparente (sempre uso ele antes de qualquer shampoo) e essa semana testei o Wella ProSeries Frizz Control e achei bem digno!

Condicionador/ Máscara – Meus cabelos são normais naturalmente, mas a química sempre resseca muito! Então amo passar condicionador ou máscara nos fios! Como nunca tenho tempo ou disposição para ir ao salão pra fazer hidratação, acabo fazendo em casa mesmo. Amo o condicionador e a máscara Inner Restore Intensif da Senscience; quando estava usando o shampoo do Jonh Frieda usava sempre em conjunto com o condicionador da marca, assim como tenho feito quando uso o Tigi, o Senscience e o da Wella, sendo que antes desses shampoos normalmente eu uso o um transparente antes. Mas gosto de variar a rotina, então sempre alterno entre as linhas que uso. O do John Frieda acabou por esses dias, então saiu do rodízio por hora… E no rodízio gosto de fazer outras combinações, como usar depois do shampoo da Pantene ou Jonhson’s Baby a máscara do Moroccan Oil, ou a máscara da própria Pantene (Tratamento Intensivo Reparador com Efeito Alisante) ou o Aussie 3 Minute Miracle (no dias muuuito corridos). Amo também aquele creminho que vem nas tinturas da Koleston e o uso como “máscara” algumas vezes quando o tenho em casa. O meu segredo pros fios ficarem sempre hidratados é lavar o cabelo com shampoo como primeiro passo do banho, passar o condicionador ou máscara e colocar uma touca daquelas que parecem que foram feitas de papel alumínio, mas que são de plástico mesmo e só enxaguar os fios no final do banho. Assim, independente do banho ter sido rapidinho ou mais demorado, meus cabelos sempre ganham uma “potencialização” na hidratação!

Leave in/ Óleos e outros produtos – não sou muito de usar leave in em creme, uso às vezes o Revive da Senscience, mas muito de vez em quando mesmo e só da metade para as pontas. Tenho gostado bastante de usar uma gotinha do Óleo Extraordinário Elseve da L’Oreal e quando meus cabelos estão mais ressecados uso uma gotinha do óleo da Moroccanoil. Como quase nunca uso secador no cabelo todo (seco só a franja pra modelar, mas até esse hábito está desaparecendo, já que aprendi a penteá-la de um modo que ela já fica arrumadinha quando seca) eu poupo meu cabelo dos danos causados pelo calor excessivo. Mesmo com a definitiva, tive por anos o secador e a chapinha como aliados fiéis, mas isso sempre custava caro em produtos e eu acabava tendo que cortar o cabelo com muito mais frequência. Hoje só seco o cabelo todo pra ir em alguma festa mais especial mesmo. Se é um evento não muito formal eu acabo modelando só a franja e tirando um pouco do frizz escovando só a camada de cima dos cabelos, bem no trucão mesmo! Mas se tenho algum casamento pra ir, por exemplo, costumo passar nos fios ainda molhados um mousse da Cless o Charming Gloss que possui proteção térmica, deixar os cabelos secarem um pouco naturalmente para não sofrerem tanto com o secador e no final umas duas gotas do Moroccanoil pra deixar os fios bem brilhosos.

Bem, o post ficou gigante, mas acho que vale a pena compartilhar essas coisas, assim como amo ler o que as outras blogueiras fazem nos cabelos! Espero que vocês tenham gostado e até a próxima!

Imagens: Arquivo pessoal e Google

Comente sobre isso!

