Tendência

A palavra tendência popularizou-se depois do “boom” dos blogs de moda no Brasil, virou sinônimo de “quero de qualquer jeito só porque todo mundo está usando”. Até há uns dois anos atrás lembro que era comum a gente se jogar em listinhas de tendências após as análises dos desfiles, parecia seguro, certo. Afinal, se os estilistas pensam suas coleções o ano todo, teoricamente, não jogariam qualquer coisa na passarela. Se estava lá era porque deveria ser usado. Mas a moda mudou muito (ou será que eu mudei? Acho que as duas coisas…). O in e o out das temporadas passou a ser definido não só pelo que os estilistas apresentam, mas muito pelo famoso street style, apresentado pelos blogs de looks do dia que por sua vez incentivam um tipo de obsessão por coisas que acabam virando tendência, mas que são passageiras e superficiais, e que mudam a todo instante, ou assim que a primeira blogueira famosa trocar o uniforme…

Faço parte da massa dos blogs de moda e ainda uso a palavra tendência sempre que possível, com o cuidado de não deixá-la no contexto da superficialidade. Explico: eu amo a moda e fico de olho sempre que posso em tudo que as pessoas vestem na vida real, nos blogs de street style, nos desfiles nacionais, internacionais etc. Mas quando algo se destaca e faz meu coração bater mais forte querendo ter de qualquer jeito, penso por quanto tempo aquela “tendência” pode me acompanhar. Vivemos em uma sociedade muito consumista e eu não sou hipócrita de dizer que não tenho muito disso em mim, mas o exercício constante de me tornar uma pessoa melhor – em todos os sentidos – me faz querer consumir objetos que vão agregar valor, ou seja, vão somar com o que já possuo no meu guarda-roupas a fim de me manter com meu estilo próprio.

Eu sempre bati na tecla de que temos que ter nossa identidade visual, nosso estilo. Sei com certeza que não sou a única que pensa assim, mas infelizmente a maioria vai continuar a desejar por desejar e consumir porque todos estão fazendo o mesmo. Mas vou continuar tentando controlar a consumista dentro de mim e consumir mesmo o que vou poder levar pras próximas temporadas, independente das próximas tendências.

 

 

 

Comente sobre isso!

